data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: arquivo pessoal
Laides Peres Cesar nasceu em São Martinho da Serra em 3 de fevereiro de 1936. Nos anos 1950, ela se mudou para Santa Maria, onde criou sua família e trabalhou como cozinheira.
A mudança aconteceu em decorrência do seu casamento com Paulo Martins César, falecido em 2004 aos 78 anos. O matrimônio chegou aos 54 anos e gero em 10 filhos: Jorge, Sérgio, Fátima, Vera, Jarbas, Jairo, Iara, Beatriz , Carmen e Elis.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
Jarbas Peres Cesar lembra da mãe com carinho e como exemplo. A humildade foi um elemento que ela sempre passou para a família.
- Fica saudade, mas também muita bondade que ela passou para nós - comenta o filho.
A filha Elis Peres Cesar ainda sente a falta da mãe, com quem morou nos últimos anos. Ela também prestava cuidados a dona Laides.
- Ela deixa muita saudade, é até difícil falar. Era uma mãe muito carinhosa. Sempre que precisava, ela corria para auxiliar, queria sempre ver os filhos unidos - conta.
A prole de Laides cresceu além dos filhos. Conforme Jarbas, são 27 netos, 26 bisnetos e 3 trinetos.
A filha Iara Rejane Cesar da Silva compartilha o sentimento dos irmãos. Para ela, ainda é difícil descrever o quanto a mãe foi importante.
- Ela foi uma mulher maravilha, uma super mãe. Não há do que se queixar, só deixou bons exemplos - afirma.
Tendo na família como grande parte de sua vida, o lazer preferido de Laides era reunir os familiares aos finais de semana.
Laides Peres Cesar morreu em 27 de setembro de 2019 em decorrência de um edema pulmonar. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.